Joanete


Tel: (11) 5078 - 6383


São Paulo: AV. Fagundes Filho N° 252 CJ.52 - Metro São Judas

Joanete

Joanete

A joanete é conhecida cientificamente como "hálux valgo". Ela é uma saliência óssea na face interna do antepé com desvio do dedo maior ("dedão"), causando muita dor e dificuldade de usar calçados. Pode ser observado em homens, porém são mais frequentes em mulheres. Geralmente tem origem genética (historia familiar), e pode ser causada por uso de calçados inadequados (salto alto e bico fino). O tratamento da joanete com espassadores, órteses, etc. não apresentam bons resultados, necessitando de tratamento cirúrgico para uma correção definitiva. Com a melhora no conhecimento do comportamento desta patologia, pôde-se ter avanços nas técnicas cirúrgicas atuais, buscando trazer mais conforto no pós - operatório dos pacientes e melhores resultados a longo prazo.

Cirurgia minimamente invasiva de pé

A cirurgia percutânea ou minimamente invasiva do pé é um método que permite realizar a cirurgia para correção da Joanete através de três pequenos orifícios de aproximadamente três milímetros cada.Estes são os chamados portais por onde são introduzidas pequenas fresas ,semelhante aquelas utilizadas pelos dentistas ,que realizam os procedimentos ósseos necessários para corrigir as deformidades .Neste método geralmente não se utilizam materiais como pinos ,placas e parafusos ,o que permite andar e pisar com o pé operado imediatamente após a cirurgia , utilizando uma sandália específica .Como não se utilizam implantes e as incisões são muito pequenas há baixo risco de infecções.
Além da Joanete este método permite corrigir outras patologias dos pés como Joanete de Sastre (do quinto dedo ) ,dedos em garra ,metatarsalgia ,saliências ósseas (esporões) ,calosidades ,etc.
Este método teve início por volta de 1940 nos Estados Unidos e foi "lapidado" nos anos 90 pelo ortopedista americano Dr. Stephen Isham e pelo ortopedista espanhol Dr. Mariano Prado ,os quais tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente quando participei de um curso teórico-prático de cirurgia percutânea na cidade de Salta na Argentina e em Barcelona na Espanha.
Atualmente este método é amplamente realizado por cirurgiões de pé em todo o Mundo ,principalmente nos Estados Unidos ,Europa e América Latina .Ele representa mais uma "ferramenta" para auxiliar os cirurgiões a solucionar os problemas dos seus pacientes de uma forma menos invasiva ,proporcionando maior bem estar e segurança no pós-operatório.
Nos Estados Unidos estão chamando está técnica, e outras parecidas, de Cirurgia Plástica dos Pés ou procedimento de Cinderela, pois existe muitas mulheres que estão operarando seus pés para usar calçados delicados e ter um pé esteticamente melhor. Na Síndrome de Cinderela a cirurgia ocorre devido a um grande apelo estético e não por dor ou deformidades. Desta forma é importante salientar que o cirurgião deve ter bastante critério na sua indicação para que se tenha um bom resultado pós-operatório, com grande satisfação para o paciente.

Joanete

Tags: Joanete, cirurgia joanetes, operação joanetes, operação joanete, operação joanete, joanetes operação, cirurgia do joanete, cirurgia do joanete, cirurgia aos joanetes, Cirurgia para correção do joanete, Tratamento cirúrgico do joanete, joanete minimamente invasiva, joanete percutanea

Agendamento de consulta

Joanete


Tel: (11) 5078 - 6383


São Paulo: AV. Fagundes Filho N° 252 CJ.52 - Metro São Judas